Freguesia » Caracterização
 
Caracterização
População (2001):
  • População Residente HM - 2289 Indivíduos
  • População Residente H - 1142 Indivíduos
  • População Residente M - 1147 Indivíduos
  • População Presente HM - 2201 Indivíduos
  • População Presente H - 1097 Indivíduos
  • População Presente M - 1104 Indivíduos

Área: Tem cerca de 8,14 km2 e é limitada a norte pela freguesia de S. Vicente de Pereira (Ovar), a sul por Loureiro, Madail e Avanca (Estarreja), a nascente por Madail, S. Tiago de Riba-Ul e Cucujães, e finalmente a poente por Válega (Ovar) e Avanca Estarreja).

Actividades económicas: Agricultura direccionada para a produção leiteira; horticultura tradicional e intensiva com escoamento para os mercados municipais dos concelhos circunvizinhos; floricultura (principal produtora concelhia); pequeno comércio; alguns serviços; importante rede de apoio social com valências que vão do infantário ao apoio domiciliário e centro de dia para idosos.

Locais de interesse: “Alto dos Mouros”, no Crasto; Igreja Matriz, Capelas de S. Lázaro e Santo André vistas panorâmicas do alto do Crasto, da Espinheira, de Casaldias e de Maçada; casa de José Lourenço (na Vide), casa e quinta do Troncal;

Artesanato e artífices: Da intensa actividade que se registava no terceiro cartel do século vinte, que abrangia áreas de cestaria, escudelas, carros de bois, bombas de água mecânicas, verga, tecelagem e costura, não resta mais que um cesteiro e um ou outro “habilidoso e ex-praticante”.

Colectividades: Grupo de Danças e Cantares “Recordar é viver”, Escola de Música, Centro Desportivo e Cultural, Obra Social de S. Martinho da Gândara (IPSS).
 
Freguesia de S. Martinho da Gândara
Copyright © 2009
Tel: +351 256 687 920 | Fax: +351 256 682 106
E-mail: geral@fsmgandara.pt