Freguesia » Festas e Romarias
 
São Martinho
S. Martinho
O calendário litúrgico reserva o dia 11 de Novembro à celebração da memória do Santo Martinho, Bispo da Igreja Católica no séc. IX e padroeiro desta freguesia.
Os festejos religiosos ocorrem no próprio dia - É normal repetirem-se as celebrações no Domingo seguinte, registando uma maior presença de fiéis oirundos dos grupos de catequese, convidados dos paroquianos, famílias naturais e descendentes de S. Martinho.
A diversão e confraternização têm como ponto referencial o sempre muito amado e participado magusto animado com música e dança tradicional.
 
Santo André
S. Martinho
A trinta de Novembro comemora-se a santidade do apóstolo André. No lugar da Serrazina ocorrem, no Domingo após este dia, as festas em sua veneração. O cariz essencialmente religioso predomina nestes festejos. Contudo, é frequente haver convívio musical e magusto.
 
São Lázaro
S. Martinho
Dois domingos antes da Páscoa (Lázaro, Ramos, Páscoa estamos), o lugar do Pardieiro apronta-se para festejar o oráculo da sua capelania e receber os muitos romeiros que ali ocorrem para agredecer ou implorar os "favores" do Amigo de Jesus.
É a festa que maior número de forasteiros traz a S. Martinho da Gândara animando e enchendo de orgulho a briosa e devota comunidade local.
 
Nossa Senhora de Fátima
S. Martinho
Na segunda metade do mês de Maio ocorre as festas religiosas a nossa Senhora de Fátima. Uma semana de reflexão e oração antecedem duas Eucaristias com procissões marianas. No Sábado à noite a procissão de velas, que conta com elevada participação de fiéis gandarenses e das paróquias vizinhas, faz passar a imagem da Virgem por várias ruas envolventes à Igreja Matriz. No Domingo, não obstante contar com a participação de todas as irmandades e estandartes da paróquia, a procissão tem um percurso mais curto.
 
 
Freguesia de S. Martinho da Gândara
Copyright © 2009
Tel: +351 256 687 920 | Fax: +351 256 682 106
E-mail: geral@fsmgandara.pt